portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Avanço médico no Piauí: cirurgia complexa para retirada de tumor no coração é realizada com sucesso no HGV

PIRIPIRI, PI — O Hospital Getúlio Vargas (HGV) alcançou um marco significativo na medicina do Piauí ao realizar uma cirurgia complexa de ressecção de um tumor cardíaco, conhecido como mixoma. O procedimento, que é considerado raro, foi efetuado com sucesso através do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando um paciente de 56 anos, residente do município de Itainópolis.

O paciente, um lavrador, teve um mal súbito enquanto trabalhava na roça, perdendo os movimentos dos membros inferiores e do braço esquerdo. Após ser socorrido e levado ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos, foi transferido para o HGV, onde a equipe médica descobriu um tumor do tamanho de uma laranja na região do coração. “Fui operado e graças a Deus, estou bem”, disse o paciente, aliviado após a cirurgia.

O cirurgião cardiovascular Edemir Carvalho, que liderou a equipe responsável pelo procedimento, detalhou o caso. “Inicialmente, suspeitávamos de coronariopatia ou Acidente Vascular Cerebral cardioembólico devido aos sintomas. No entanto, a investigação diagnóstica revelou um mixoma atrial. Durante a cirurgia, observamos que o tumor tinha características benignas e conseguimos removê-lo completamente”, explicou o Dr. Carvalho, ressaltando a espera pelo resultado anatomopatológico para confirmar as suspeitas.

Nirvania Carvalho, diretora geral do HGV, expressou orgulho pelo avanço das cirurgias cardíacas no hospital. “Contamos com uma equipe altamente especializada, pronta para lidar com casos complexos. O paciente foi transferido para nossa UTI cardíaca, que está bem equipada e conta com profissionais qualificados para cuidar de casos de alta complexidade”, afirmou.

Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, enfatizou a relevância do HGV no sistema de saúde pública. “O HGV desempenha um papel crucial em nossa rede de saúde. Com os investimentos contínuos do Governo do Piauí, estamos realizando procedimentos cada vez mais complexos, garantindo atendimento de qualidade à população”, concluiu.

Este caso exemplifica o compromisso do HGV e do SUS em fornecer serviços de saúde avançados e acessíveis, reforçando a infraestrutura médica do estado e salvaguardando o bem-estar dos seus cidadãos.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *