portalsemfronteiras@gmail.com

Logo Portal Sem Fronteiras 2023

Hospital Regional Chagas Rodrigues realiza primeira captação de córneas para doação

Nesta última terça-feira, dia 2 de abril, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), por meio da Central de Transplante, realizou um marco histórico no Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), na cidade de Piripiri. Pela primeira vez, foram captadas córneas no hospital, como parte do programa de descentralização da rede de média e alta complexidade da Sesapi.

 

Em março de 2023, teve início o treinamento dos profissionais de saúde do HRCR, e agora, com a primeira doação realizada, essa expansão para os municípios se torna ainda mais tangível, conforme explica a coordenadora de Transplante do Estado, Lourdes Veras.

A diretora do hospital, Mayanna Pereira, celebra o sucesso dessa primeira captação de córneas. Esse marco não apenas representa uma conquista para a instituição, mas também um avanço significativo para a saúde ocular no Piauí. Ela destaca que a enucleação (retirada do globo ocular) pode ser realizada de 6 a 24 horas após o óbito.

Após o procedimento, as córneas são encaminhadas ao Banco de Olhos, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), onde são preservadas e armazenadas, ficando à disposição da Central de Transplante, responsável por entrar em contato com o receptor.

O próximo passo será o treinamento de profissionais do Hospital Regional de Campo Maior para a captação de córneas. Também estão previstos treinamentos em Picos e Floriano, que estão em fase de fechamento logístico para o transporte. De acordo com dados da Central de Transplante do Estado, a demanda por procedimentos de transplante é alta. Somente em 2023, foram realizados 203 transplantes de córneas.

Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, destaca que o sistema de transplantes é operado por equipes de captação de órgãos e tecidos, além de equipes transplantadoras credenciadas pelo Sistema Nacional de Transplantes, regulado pelo Ministério da Saúde. O tempo de espera para o transplante varia conforme o órgão, sendo que as córneas podem ser preservadas por até 14 dias. Por isso, a necessidade de descentralização dos serviços de captação.

O secretário de Saúde do Estado, Antônio Luiz, enfatiza que o governo do Piauí está descentralizando os serviços de saúde, proporcionando mais acesso para pacientes em todo o estado. A descentralização da captação de órgãos, como córneas, não apenas amplia o acesso, mas também oferece uma nova fonte de esperança para pacientes em todo o estado. O compromisso é garantir que todos os cidadãos do Piauí tenham acesso igualitário a serviços de saúde de qualidade, e essa expansão é um passo significativo.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *