Foi concluída na última quinta-feira (7), no município de Esperantina, no Território dos Cocais, a capacitação promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com o Corpo de Bombeiros, para 53 brigadistas voluntários. A entrega dos certificados está programada para a próxima semana.
O curso, que teve como objetivo treinar brigadistas dos municípios de Esperantina, Campo Largo do Piauí, Matias Olímpio e São João do Arraial, capacitou os participantes para atuar na prevenção e no combate a incêndios florestais, além de promover a conscientização sobre a preservação ambiental.
De acordo com Shandallyê Araújo, coordenador de Instrução e Prevenção aos Incêndios Florestais da Semarh, o treinamento foi focado tanto nas atividades físicas exigidas no combate ao fogo quanto nos conhecimentos técnicos necessários para atuar em diferentes biomas do Piauí. "Os brigadistas aprendem a se comportar de maneira segura e a utilizar os equipamentos de proteção necessários para combater incêndios de forma eficiente e segura", explicou Araújo.
O curso teve uma abordagem teórica e prática, ensinando técnicas de combate ao fogo, estratégias de prevenção e cuidados essenciais com o meio ambiente.
A prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, destacou a importância da capacitação para a região. "Esses brigadistas vão ser um grande apoio para nossa população no combate aos incêndios florestais. Além disso, Esperantina em breve contará com uma unidade do Corpo de Bombeiros, o que fortalecerá ainda mais nosso trabalho de prevenção e enfrentamento aos incêndios", afirmou a prefeita. "Essa parceria é fundamental para ajudar nossa gente e nossa comunidade", completou.
Comentários: