O governador Rafael Fonteles lançou, nesta quarta-feira (5), o Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, uma iniciativa inédita voltada à capacitação de gestores e líderes públicos municipais. A formação, executada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV Projetos), tem como objetivo fortalecer as políticas integradas para a infância em todo o estado do Piauí.
A ação é fruto da parceria entre o Governo do Estado, o Pacto pelas Crianças do Piauí e a Secretaria da Educação (Seduc). Participam do curso representantes de 39 municípios, incluindo 20 prefeitos, 17 primeiras-damas e uma vice-prefeita, além de gestores estaduais, secretários municipais e técnicos de planejamento.
Durante o lançamento, Rafael Fonteles destacou que a capacitação é um dos eixos prioritários do Pacto pelas Crianças. “São os municípios que estão na ponta, que fazem a atenção primária em saúde, que são responsáveis pela creche, pré-escola, pela assistência social às crianças em situação de vulnerabilidade. Quando fortalecemos os municípios com uma formação como essa, fortalecemos o cuidado com as nossas crianças”, afirmou.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, inspirada por uma formação internacional em Harvard, idealizou a iniciativa com o intuito de compartilhar aprendizados sobre políticas públicas voltadas à primeira infância. “Esta edição é voltada para lideranças municipais e agentes públicos estratégicos, para que eles possam priorizar essa política em suas gestões”, explicou.
O curso tem duração de três semanas, com aulas presenciais e virtuais, realizadas no Centro de Eventos Sucesso, em Teresina. A formação contempla aspectos jurídicos, econômicos e de desenho de políticas, com abordagem executiva e aplicada. Os temas incluem desenvolvimento infantil, impactos econômicos do investimento na infância e intersetorialidade.

Segundo Alexis Vargas, gerente-executivo da FGV Projetos, o diferencial da iniciativa está na cooperação interfederativa. “Não temos notícia de outro estado que esteja desenvolvendo uma ação tão ampla de integração com os municípios, oferecendo estrutura de apoio técnico, financeiro e também de capacitação”, afirmou.
O prefeito de União, Gustavo Medeiros, celebrou a oportunidade: “Estamos finalizando nosso plano municipal para a primeira infância. Esse espaço de formação e diálogo vai nos capacitar ainda mais e fortalecer essa política.”

Comentários: