Portal Sem Fronteiras - Informações o tempo todo.

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025
Governo do Piauí/Via agência
Governo do Piauí/Via agência

Política

Governo do Piauí lança Plano Estadual da Primeira Infância (PEPI)

O lançamento ocorreu durante o Seminário de Apoio Técnico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Portal Sem Fronteiras
Por Portal Sem Fronteiras
Governo do Piauí lança Plano Estadual da Primeira Infância (PEPI)
CCOM
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Governo do Estado do Piauí lançou, nesta segunda-feira (25), o Plano Estadual da Primeira Infância (PEPI), que visa orientar a criação e implementação de políticas públicas voltadas à primeira infância, com foco nas áreas de saúde, educação e assistência social. O lançamento ocorreu durante o Seminário de Apoio Técnico do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizado no Diferencial Buffet, em Teresina.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), a Secretaria da Saúde (SESAPI), a Secretaria da Educação (SEDUC) e a Coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí, o plano busca garantir as condições necessárias para o pleno desenvolvimento das crianças no estado.

Leia Também:

Segundo a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, a primeira-dama Isabel Fonteles, as ações voltadas à primeira infância são uma das prioridades da atual gestão. “Este plano servirá como um guia para a criação e implementação de políticas públicas, com especial atenção às crianças de zero a seis anos em situação de vulnerabilidade. Além disso, ele ajudará os municípios a construírem ou reformularem seus próprios planos municipais”, afirmou Isabel Fonteles.

O PEPI tem como objetivos garantir a implementação e sustentabilidade das ações propostas, qualificar os agentes públicos e melhorar o atendimento a gestantes, crianças de zero a seis anos e suas famílias, mobilizar e sensibilizar as comunidades locais sobre a importância do cuidado com a primeira infância, e monitorar os avanços e avaliar continuamente as medidas adotadas.

Representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) no evento, o diretor de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social, Elias de Sousa Oliveira, elogiou a iniciativa do Piauí. “Lançar este plano é um grande passo, que demonstra o compromisso do Governo do Estado com a priorização da primeira infância. Embora o governo federal tenha planos para 2025, o Piauí já está avançando com suas próprias iniciativas. Isso garante a continuidade das ações e contribui para a melhoria da qualidade dos serviços e da vida das famílias em situação de vulnerabilidade”, destacou Oliveira.

A secretária de Assistência Social, Regina Sousa, informou que a execução do plano começará em 2025. “O plano foi elaborado de forma detalhada e objetiva, com metas claras para melhorar os indicadores relacionados à primeira infância. Nosso foco é o longo prazo, com objetivos bem definidos até 2033”, explicou Regina, ressaltando que as ações terão um impacto duradouro na qualidade de vida das crianças e suas famílias.

Embora o plano envolva principalmente as áreas de saúde, educação e assistência social, outras áreas também contribuirão ao longo de sua execução, incluindo segurança alimentar, agricultura familiar, segurança pública, comunicação, esportes, lazer, cultura, direitos das pessoas com deficiência e direitos das mulheres.

A elaboração do PEPI contou com a realização de sete seminários descentralizados sobre a Primeira Infância no SUAS/PCF, entre junho de 2023 e abril de 2024, envolvendo 2.237 técnicos e gestores dos 224 municípios do Piauí, além de representantes da sociedade civil.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da CCOM/PI
Comentários:
Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )