Portal Sem Fronteiras - Informações o tempo todo.

Sabado, 18 de Abril de 2026
Governo do Piauí
Governo do Piauí

Política

Intercambistas piauienses vivenciam imersão em Inteligência Artificial na China

Estudantes da Rede Pública Estadual participam de aulas e visitas técnicas em Xiamen

Portal Sem Fronteiras
Por Portal Sem Fronteiras
Intercambistas piauienses vivenciam imersão em Inteligência Artificial na China
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os primeiros dias de intercâmbio dos 15 estudantes da Rede Pública Estadual em Xiamen, na China, marcaram o início de uma experiência única para jovens do Ensino Médio no Brasil. Integrantes do Programa Do Piauí para o Mundo, eles mergulharam em uma rotina intensa de estudos e visitas técnicas voltadas ao desenvolvimento e aplicação da Inteligência Artificial, em um dos principais polos tecnológicos da Ásia.

As atividades acontecem no IDEAS-BRICS, instituto referência em pesquisa e formação em Economia Digital e IA, onde a delegação piauiense está hospedada. Além das aulas, os estudantes conheceram hospitais, fábricas de veículos elétricos e centros de tecnologia que lideram o avanço de soluções inteligentes baseadas em dados.

Eugênio Carneiro, do Ceti Pinheiro Machado, descreveu a semana como uma descoberta diária. “As aulas foram muito interessantes. Aprendemos a desenvolver prompts, a entender a lógica da IA generativa e vimos como isso é usado na prática. É muito especial perceber que os professores se preocuparam em adaptar o conteúdo para a nossa realidade. Mesmo tão longe de casa, a gente se sente acolhido”, relatou.

Leia Também:

A imersão também incluiu visitas guiadas pela cidade de Xiamen, que alia tradição milenar a investimentos robustos em inovação e cooperação internacional no campo da Inteligência Artificial.

Durante a semana, os estudantes participaram de workshops sobre criação de imagens, vídeos e músicas com IA, modelagem de dados e desenvolvimento de ferramentas para o chamado “Turismo Inteligente”. Também aprenderam sobre o papel da tecnologia na economia global e no planejamento de políticas públicas dos países do bloco BRICS.

Aurélia Rodrigues, do Ceti Florisa Silva, destacou o impacto da experiência: “A gente já começou aprendendo a criar nossas próprias ferramentas e a entender como a IA está reorganizando o mundo. Ver isso de perto mostra possibilidades que eu nem imaginava.”

A programação incluiu ainda visitas ao Xiamen Cardiovascular Hospital, à King Long United Automotive Industry, ao centro de tecnologia Baidu Pabble e à Meiya Pico, uma das big techs chinesas.

Ao enviar estudantes da rede estadual para centros de excelência em IA, o Piauí se posiciona como referência nacional em inovação e internacionalização na Educação Básica. O secretário de Educação, Washington Bandeira, avaliou: “A China é hoje um dos maiores laboratórios do mundo quando se fala em Inteligência Artificial. Toda a programação foi pensada para que os estudantes aprendam sobre IA aplicada ao cotidiano, fortaleçam habilidades científicas e desenvolvam competências essenciais da formação integral, como autonomia, pensamento crítico e capacidade de resolver problemas reais.”

Neste ano, o Programa Do Piauí para o Mundo garantiu intercâmbio para 130 estudantes e 26 professores em países como Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e Singapura, reafirmando o compromisso do estado em preparar jovens para um mundo em constante transformação.

Comentários:
Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )