Uma operação realizada pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), com apoio do Departamento Geral de Operações (DGO), desarticulou um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas, com a apreensão de 30 veículos usados para ocultar mais de R$ 1,5 milhão obtidos ilegalmente. A ação aconteceu na última terça-feira (15), e resultou também na prisão de 14 suspeitos, com atuação no Piauí e no Ceará.
Os automóveis foram localizados em duas revendedoras, situadas nos municípios de Piracuruca e Piripiri, no Norte do Piauí. De acordo com o delegado Jarbas Lima, o grupo criminoso usava os veículos para disfarçar os lucros gerados pelo tráfico. "A suspeita é que os automóveis tenham sido adquiridos com dinheiro proveniente de atividades ilícitas, numa tentativa de legalizar os recursos", explicou.
As prisões ocorreram em uma operação simultânea nas cidades piauienses de Batalha, Parnaíba, Piracuruca e Piripiri, além de Fortaleza, no Ceará. A ofensiva policial, realizada na última quinta-feira (10), cumpriu 47 mandados judiciais, entre buscas, apreensões e prisões preventivas.
O diretor do Denarc, delegado Samuel Silveira, afirmou que entre os presos estão integrantes e lideranças de uma facção criminosa com forte atuação no tráfico de drogas em cidades do interior do Piauí. “Essa operação é resultado de um trabalho estratégico de inteligência. Identificamos que os criminosos estavam diversificando os meios de lavagem de dinheiro, com foco no mercado automotivo da região”, afirmou.
Além dos veículos e das prisões, foram apreendidas drogas, armas de fogo e documentos que devem aprofundar as investigações sobre a atuação financeira da organização.
A operação representa um avanço significativo no combate ao tráfico e aos crimes financeiros associados a facções criminosas no Nordeste. A Polícia Civil segue investigando outras possíveis ramificações do grupo.
Comentários: