Piripiri recebeu nesta sexta-feira (23) o Seminário Intercultural do PARFOR EQUIDADE/UFPI (INTERPARFOR), realizado na Oca da Comunidade Oiticica. O encontro reuniu estudantes, professores, lideranças indígenas e integrantes do curso de Pedagogia Intercultural Indígena.
Com o tema “Diálogos Interculturais na Educação: Entrelaçando Saberes sobre Ancestralidade, Diversidade e Inclusão”, o evento promoveu apresentações culturais, debates e troca de experiências sobre práticas pedagógicas interculturais e interdisciplinares.
A programação também incluiu apresentações de pôsteres e comunicações orais, com trabalhos voltados à valorização dos saberes tradicionais e à formação de professores para atuar nas comunidades indígenas.
O seminário teve como objetivo aproximar o conhecimento acadêmico dos saberes ancestrais, além de estimular reflexões sobre diversidade, inclusão e educação intercultural.
A iniciativa integra as ações do PARFOR EQUIDADE, programa da Universidade Federal do Piauí voltado à formação de professores para atuar em diferentes contextos educacionais, incluindo comunidades indígenas e quilombolas, escolas do campo e modalidades de educação inclusiva.
O encerramento contou com apresentações culturais e avaliação coletiva das atividades, destacando a importância da interculturalidade para preservar a identidade, a memória e os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas.
Fonte/Créditos: Redação
Créditos (Imagem de capa): Reprodução
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se