Um tremor de terra de magnitude 2.1 foi registrado na noite de domingo (27) em Domingos Mourão, no Norte do Piauí, por várias estações do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Considerado de baixa intensidade pela escala Richter, o evento não apresenta riscos para a população.
O professor Eduardo Alexandre Menses, técnico e coordenador do LabSis para o Nordeste, destacou que este é o primeiro registro sísmico na região, que tem uma sismicidade muito baixa em comparação com outros estados nordestinos. Ele explicou que o tremor é um evento isolado, possivelmente causado por falhas geológicas que geram vibrações na superfície.
Menses acrescentou que não há informações sobre se o tremor foi sentido ou ouvido pela população nas proximidades do epicentro. As estações do LabSis estão localizadas em diversos estados do Nordeste. Há cinco equipamentos usados para detectar tremores de terra instalados no Piauí. Eles ficam nas cidades de Pedro II, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Jaicós e Capitão Gervásio Oliveira.
Após a detecção do tremor, as informações são repassadas às Defesas Civis dos estados e municípios afetados, além do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), em Brasília.
Comentários: