Estudantes e professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí conquistaram 205 medalhas na Olimpíada Científica de Língua Portuguesa (OCLIPI) durante o I Congresso Nacional de Letramentos – COLES, realizado pela UESPI entre 16 e 18 de outubro. A competição, que envolveu 43 equipes de escolas estaduais e municipais, premiou 5 equipes com Ouro, 18 com Prata e 20 com Bronze.
A OCLIPI, organizada pela Seduc com apoio do CNPQ, visa incentivar o ensino de Língua Portuguesa por meio da pesquisa científica. O Secretário Washington Bandeira destacou a importância da olimpíada para despertar o interesse pela pesquisa nas escolas.
As equipes apresentaram suas pesquisas sobre “Dizeres e saberes do nosso povo” em formato de pôster. Entre os destaques, a equipe do CETI João Ferry, que ganhou Ouro com a pesquisa sobre a linguagem figurativa no cultivo de arroz em Agricolândia. O aluno Daniel Lopes mencionou a relevância de compartilhar sua cultura.
Outra equipe premiada foi do CETI Professor Ubiraci Carvalho, que homenageou o pároco Cláudio Lopes de Sousa. Além das medalhas, todos os participantes receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq, no valor de R$ 300,00 por seis meses, para desenvolver produtos pedagógicos ou culturais.
Comentários: