O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta quarta-feira (4), no Palácio de Karnak, o jovem piauiense Manoel José Nunes Neto, de 16 anos, que conquistou o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024 com seu projeto Aquatic Rover. A premiação é promovida pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) e é conhecida como o Prêmio Nobel da Ciência Jovem.
Desenvolvido ao longo de um ano e meio, o rover aquático autônomo de Manoel é projetado para monitorar a qualidade da água. Segundo o jovem inventor, o processo foi desafiador e exigiu muito aprendizado. “Meu professor, Victor, me falou sobre uma feira de ciência focada em projetos relacionados à água. Com o projeto e o protótipo prontos, submeti minha ideia para a etapa nacional e fui selecionado para representar o Brasil na fase internacional, competindo com mais de 30 países”, relembra Manoel.
Ele se inspirou a criar o rover após assistir a reportagens sobre os impactos da contaminação da água em comunidades ribeirinhas, especialmente entre as tribos Yanomami, que sofrem com a poluição dos rios devido ao garimpo ilegal e ao mercúrio.
Atualmente, o rover busca patrocínios e parcerias, tanto públicas quanto privadas. Além de seu trabalho como cientista, Manoel sonha em cursar engenharia elétrica.
O governador Rafael Fonteles elogiou Manoel, destacando sua brilhante atuação como estudante do ensino médio no Piauí e sua representação do estado e do Brasil na Suécia. “O Governo do Estado possui um programa de incentivo à pesquisa nas escolas públicas. Com a premiação conquistada por Manoel, o estado irá apoiar o aprimoramento do seu projeto, para que ele possa continuar desenvolvendo essa inovação”, afirmou o governador.
Comentários: