O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (25) dois alertas amarelos de perigo potencial para o estado do Piauí. As notificações, válidas até sexta-feira (26), abrangem desde tempestades localizadas até chuvas intensas que podem atingir mais de uma centena de municípios.
Tempestade com risco de granizo
O primeiro alerta prevê chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm em um único dia. Além disso, há possibilidade de ventos fortes, variando de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso chama atenção para possíveis transtornos, como queda de galhos de árvores, interrupção no fornecimento de energia e alagamentos pontuais. A cidade de Barreiras do Piauí, localizada no Sul do estado, é a única sob este alerta específico.
Chuvas intensas em 104 municípios
O segundo alerta, mais abrangente, cobre grande parte do território piauiense, incluindo a capital Teresina e regiões Sudeste, Sudoeste, Norte e Centro-Norte. Ao todo, 104 cidades estão na lista de risco, entre elas Piripiri, Parnaíba, Floriano e Bom Jesus. A previsão indica acumulados semelhantes ao alerta de tempestade, com possibilidade de chuvas fortes ao longo do dia e da noite.
Recomendações das autoridades
O Inmet reforça que, em caso de rajadas de vento, a população deve evitar se abrigar sob árvores e não estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda. Também é recomendado desligar aparelhos eletrônicos da tomada e acompanhar informações junto aos órgãos de segurança:
-
Defesa Civil — 199
-
Corpo de Bombeiros — 193
Prevenção é essencial
As autoridades destacam que os cuidados são fundamentais, principalmente em áreas de risco de deslizamentos, enchentes ou quedas de árvores. A população deve permanecer atenta e seguir as orientações para reduzir impactos e garantir a segurança durante o período de instabilidade climática.