O município de Nazaré do Piauí, localizado a 270 km da capital Teresina, confirmou sua segunda morte por dengue em 2025. Com isso, sobe para três o número de óbitos pela doença no estado este ano.
A vítima mais recente foi José Reis da Costa, de 65 anos, conhecido como Zé de Abílio, que faleceu no último dia 7 de abril, na cidade de Floriano. Ele era irmão do ex-prefeito de Nazaré, Nonato de Abílio, e conhecido na região por sua atuação no meio rural e sua participação na tradicional Festa do Vaqueiro. Em sinal de luto, a Prefeitura decretou luto oficial no município.
O primeiro óbito por dengue no estado também foi registrado em Nazaré do Piauí, no dia 28 de fevereiro. Isabelle Felix Evangelista, de 12 anos, portadora de anemia falciforme, morreu na Unidade de Pronto Atendimento de Floriano.
O segundo caso fatal ocorreu em Teresina. Um homem de 45 anos, que apresentava sintomas como dores musculares, náuseas, vômitos e queda nas plaquetas, foi internado em um hospital particular da capital, mas não resistiu e faleceu no dia 2 de abril.
De acordo com o boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), até esta segunda-feira (14), o Piauí contabiliza 2.935 casos prováveis de dengue, sendo 1.445 confirmados e 10 classificados como graves. Só em Nazaré do Piauí, há 73 casos prováveis, 14 confirmados e um grave.
Em comparação ao ano passado, os números são preocupantes. Em 2024, o estado registrou 21 mortes por dengue, um aumento de mais de 400% em relação a 2023, quando foram notificados apenas quatro óbitos.
Comentários: