O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (1º), em Brasília, de uma reunião com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, para discutir estratégias voltadas à industrialização verde no Piauí e no Nordeste. Outro tema abordado foi a ampliação da infraestrutura elétrica na região.
Durante o encontro, Rafael Fonteles destacou o imenso potencial do Nordeste para a geração de energias renováveis, como o hidrogênio verde, e a necessidade de expandir a infraestrutura elétrica para atender à crescente demanda, especialmente de data centers e outras indústrias.
“O Nordeste tem uma capacidade extraordinária de gerar energia limpa, mas precisamos fortalecer a infraestrutura elétrica para transformar esse potencial em investimentos concretos e não perdermos essas oportunidades”, afirmou o governador.
Ele também ressaltou a importância da união entre os estados nordestinos e a CNI para buscar melhorias no sistema elétrico e avançar na industrialização da região. “Os investimentos são de médio prazo, mas as decisões precisam ser tomadas agora. Nossa articulação com o Governo Federal e a CNI busca consolidar um sistema elétrico robusto, permitindo que o excedente de energia limpa do Nordeste beneficie indústrias dentro da própria região”, reforçou.
Parcerias estratégicas
Ainda na capital federal, Rafael Fonteles, acompanhado do secretário de Comunicação, Marcelo Nolleto, reuniu-se com o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira. O objetivo foi fortalecer a comunicação institucional do Piauí e compartilhar experiências bem-sucedidas na área com o Governo Federal.
Na sequência, o governador encontrou-se com a diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Fernanda Coelho, e outros representantes da instituição, além do secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. O encontro teve como foco consolidar parcerias para financiar projetos estratégicos no Piauí e em toda a região Nordeste, impulsionando o desenvolvimento econômico e a infraestrutura local.