Na manhã de terça-feira (22), pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram o segundo dia de visitas à cidade de Piripiri, como parte da Pesquisa Nacional de Avaliação da Gestão Intersetorial do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa desenvolvida em colaboração com as Secretarias de Saúde e Educação do município.
A secretária de Educação de Piripiri, Tânia Monteiro, e a coordenadora do PSE, Manuela Fernandes, acompanharam a agenda dos técnicos. A visita começou no Centro Educativo Municipal Professor Paulo Machado, onde os pesquisadores se reuniram com professores para entender suas percepções sobre a promoção da saúde em parceria com a educação municipal, com foco nos alunos.
Em seguida, os visitantes foram à sede da Secretaria de Educação para conhecer a estrutura da educação municipal e a logística que atende cerca de 11 mil alunos nas 53 escolas da rede.
A secretária Tânia Monteiro apresentou os programas e ações da Seduc, que buscam promover a inclusão, o ensino humanizado e a equidade na aprendizagem.
Para encerrar a manhã, os pesquisadores foram recebidos pela prefeita Jôve Oliveira na Prefeitura de Piripiri. A prefeita expressou sua satisfação em saber que a cidade foi a única do Nordeste escolhida pela Fiocruz para a pesquisa do PSE.
“É uma honra receber os pesquisadores de Brasília. O que ouvi de uma experiente pesquisadora da Fiocruz, que está levando de Piripiri experiências exitosas para aprimorar o Programa Saúde na Escola, é muito significativo para nós”, destacou Jôve Oliveira.
A Fiocruz tem como missão transformar conhecimento científico em soluções práticas para a melhoria da saúde da população em todo o Brasil.
Comentários: