Redação - Piripiri (PI) - O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta quarta-feira (25), os premiados do Seduckathon 2025, considerado a maior maratona estudantil de inovação do mundo. Esta edição contemplou 130 estudantes e 26 professores com um intercâmbio internacional para diversos países, incluindo Alemanha, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Portugal e Singapura. As 20 equipes mais bem colocadas na categoria de Tecnologia da Informação foram selecionadas para a viagem, e os quatro grupos mais bem avaliados puderam escolher o destino.
Além dos premiados por equipes, 20 alunos da 3ª série do Ensino Médio que obtiveram as melhores médias em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre também foram contemplados com o intercâmbio internacional.
Para os demais participantes do hackathon, o governador Rafael Fonteles trouxe uma surpresa: uma experiência formativa no Impa Tech, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma instituição de excelência em Matemática, Tecnologia e Inovação, mantida pelo Governo Federal. “Essa é uma grande oportunidade para todos. O Seduckathon é mais do que uma competição, é uma vitrine de talentos para o mundo”, destacou Rafael Fonteles.
Durante dois dias, 175 estudantes da rede estadual, organizados em 35 equipes, participaram da maratona no Theresina Hall. Eles se dedicaram ao aperfeiçoamento de projetos voltados para tecnologia, educação e empreendedorismo.
O Liceu Parnaibano sagrou-se o grande vencedor, tornando-se bicampeão do Seduckathon. O projeto da equipe vencedora foi uma plataforma digital desenvolvida para auxiliar crianças com dislexia, disgrafia e discalculia. "Desenvolvemos jogos voltados para cada habilidade, com monitoramento dos profissionais por meio de um dashboard”, explicou o estudante Gustavo Albuquerque, que viajará com a equipe para a Coreia do Sul.
Para o professor orientador da equipe, Francisco Coelho, o resultado é fruto de muito esforço e dedicação dos alunos. “Eles se dedicaram totalmente, estudaram a fundo o modelo de negócio e escreveram todo o código. O resultado veio do comprometimento”, afirmou o professor.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o impacto da iniciativa: “É uma amostra real da revolução educacional e tecnológica que está acontecendo nas escolas públicas do Piauí”.
Myoung Young Kim, representante internacional das instituições que receberão os estudantes, elogiou o potencial dos piauienses. “Os recursos humanos são os mais valiosos do mundo. Esses jovens têm uma capacidade ilimitada”, concluiu.
Comentários: