O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (17), que o Piauí promoverá uma série de concursos públicos em 2025. As seleções irão contemplar as Secretarias de Educação, Fazenda, Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
"Este pode ser o ano com o maior número de concursos na história do Piauí. Só na Secretaria de Educação, serão abertas 4 mil vagas para professores efetivos, com 2 mil contratações imediatas e 2 mil para cadastro de reserva", afirmou Fonteles. Ele também mencionou que na Secretaria da Fazenda haverá vagas para auditor, analista, auditor governamental e agente tributário.
O governador explicou que as secretarias já estão em processo de contratação das bancas organizadoras para os concursos, e os editais devem ser divulgados em breve.
Investimentos em diversas áreas
Fonteles também falou sobre os investimentos do Piauí em várias áreas para melhorar a qualidade de vida da população, com destaque para educação, infraestrutura, segurança pública, saúde e transição energética.
Na educação, o governador confirmou que todas as escolas de ensino médio do estado serão reformadas até o final de seu mandato, em 2026. "Já avançamos bastante. Cerca de 70% das escolas estaduais estão climatizadas, possuem quadras poliesportivas e passaram por reformas. Até o final do próximo ano, 100% das escolas terão o novo padrão de estrutura", disse.
Rodovias e infraestrutura
Na área de infraestrutura, Fonteles destacou que, devido aos investimentos dos últimos anos, 90% das rodovias do Piauí são consideradas boas ou ótimas, a melhor entre os estados do Norte e Nordeste. "Nosso objetivo é ter a melhor malha rodoviária do Brasil, e já estamos anunciando investimentos para recuperar os 10% restantes que ainda estão em más condições", afirmou.
Segurança pública
Na segurança pública, o governador mencionou a redução da criminalidade no estado, com destaque para a queda de mais de 20% nos casos de latrocínio entre 2022 e 2025, e a diminuição de mais de 50% no roubo de celulares nos últimos dois anos. Ele também destacou uma redução superior a 20% no roubo de veículos em 2025, em comparação com o início de 2024. Fonteles anunciou o lançamento do "Pacto pela Ordem", uma iniciativa que fortalecerá as operações integradas de segurança pública para combater facções criminosas.
Por fim, o governador também falou sobre a produção de hidrogênio verde no Piauí, a inauguração da primeira fase do Porto Piauí, prevista para este semestre, e o crescimento da capacidade de investimento do estado, que atualmente corresponde a 17% da receita corrente líquida.
Comentários: