O governador Rafael Fonteles e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, participaram, nesta segunda-feira (16), da cerimônia de inauguração das obras de modernização do Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina. As melhorias foram realizadas pela CCR Aeroportos, concessionária responsável pela administração do terminal. O investimento total foi de R$ 166 milhões.
Entre as principais intervenções, destacam-se a ampliação da sala de embarque, que agora ocupa 2.480 m² e conta com dois novos portões de embarque. Também foram instalados três aparelhos de raio-X em um novo canal de inspeção e construídas oito novas posições para aeronaves. O terminal recebeu uma nova sala de embarque no segundo piso, mais ampla e confortável, além de melhorias na área de check-in, instalação de elevadores, escadas rolantes e um canal de inspeção mais eficiente. As obras foram concluídas em 418 dias, sem afetar o funcionamento diário do aeroporto.
Em seu discurso, Rafael Fonteles ressaltou que as reformas proporcionam um serviço de maior qualidade e segurança para os passageiros. "Agora temos um aeroporto muito mais moderno, confortável e seguro, além de uma vantagem importante: a proximidade com a cidade, o que reduz significativamente o tempo de deslocamento entre o aeroporto e os hotéis", destacou o governador.
O ministro Silvio Costa enfatizou o impacto positivo da modernização na economia local, no turismo e na geração de empregos, devido ao aumento da demanda turística. "Essa reforma é essencial para o desenvolvimento do estado e para o fortalecimento do turismo de lazer e negócios. Este ano, o aeroporto deverá crescer mais de 5%, recebendo turistas de todo o Brasil e do exterior. A cada quatro turistas que visitam o estado, um novo emprego é gerado", afirmou.
Já o CEO da CCR Aeroportos, Fabio Russo, destacou o aumento da capacidade operacional do terminal, que agora pode atender mais de 5 milhões de passageiros anualmente. "A área física do aeroporto foi ampliada em cinco vezes. Ele está totalmente reformado e maior. Neste ano, a expectativa é de que o terminal receba mais de um milhão de passageiros, mas, com essa nova infraestrutura, podemos atender entre 5 e 6 milhões de passageiros com conforto", explicou o executivo.
No primeiro semestre de 2024, o Aeroporto Petrônio Portella registrou cerca de 540 mil passageiros, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Atualmente, o terminal opera sete rotas diretas para destinos como Guarulhos, Viracopos, Confins, Brasília, Recife, Fortaleza e São Luís. Diariamente, aproximadamente 3 mil pessoas embarcam e desembarcam em Teresina. O sítio aeroportuário ocupa uma área de 1.281.678 m².
Comentários: