O governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi eleito, por unanimidade, presidente do Consórcio Nordeste durante a assembleia geral realizada na última quinta-feira (12), em Natal (RN). A escolha marca a sucessão de Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte. O novo mandato, com duração de um ano, representa um passo importante para a integração e fortalecimento da região.
Em seu discurso de posse, Fonteles reforçou seu compromisso com a defesa dos interesses dos estados nordestinos. "Nosso foco será absoluto no cumprimento das funções essenciais do Consórcio Nordeste, que são a defesa dos interesses da nossa região, a promoção do seu potencial econômico e o estímulo ao compartilhamento de boas práticas entre os estados. As câmaras temáticas têm desempenhado um papel fundamental nesse processo", afirmou.
O governador também delineou as principais áreas de atuação para o próximo ano, destacando a relevância de temas econômicos e fiscais que são prioridade na agenda atual. "Temos uma plataforma clara de trabalho. A economia e as questões fiscais, sem dúvida, serão centrais. Além disso, a segurança, como apontam as pesquisas, é uma das maiores preocupações da população brasileira. Junto à saúde, que também figura entre as grandes necessidades da nossa gente, deve ser uma prioridade", ressaltou.
Fonteles ainda reiterou a importância de impulsionar o desenvolvimento econômico do Nordeste por meio de projetos de energia renovável. "O setor energético é, sem dúvida, uma das chaves para a industrialização da nossa região. Apesar de termos quase 30% da população brasileira, o Nordeste ainda não representa nem 14% do PIB nacional. Precisamos aproveitar nossa matriz energética única para mudar essa realidade", enfatizou.
Na mesma ocasião, os governadores presentes assinaram um acordo de cooperação técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é implementar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional, incluindo projetos como o fundo de "recaatingamento", a expansão da cobertura 5G e a estruturação da agricultura familiar.
O Consórcio Nordeste, criado em março de 2019, reúne os nove estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Seu propósito é promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável, por meio da cooperação e articulação entre os estados nordestinos.
Comentários: