O governador Rafael Fonteles realiza, nesta quinta-feira (22), a entrega de um pacote de modernização para o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI). A solenidade está marcada para às 9h30, na sede da corporação, em Teresina, e contará com a presença do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e do comandante-geral da corporação, coronel José Arimatéia Rêgo.
Com investimentos que ultrapassam R$ 10 milhões, o governo estadual busca reforçar a estrutura operacional da corporação. Ao todo, serão entregues seis novas viaturas, sendo quatro caminhões auto bomba tanque, especializados no combate a incêndios, e duas ambulâncias para atendimentos de urgência. Os veículos foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual, via Fundo de Aparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros (Funap).
A frota da corporação também será reforçada com uma caminhonete L200 Triton, doada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Além dos veículos, o CBMEPI receberá equipamentos de última geração, como 100 uniformes de mergulho fabricados em neoprene, ideais para operações aquáticas, e mais de 400 máscaras dos tipos fullface, snorkel e para mergulho profundo. Todo esse material foi adquirido com recursos estaduais.
A corporação ainda será equipada com três drones táticos, que ampliarão a capacidade de monitoramento e resposta em áreas de difícil acesso. A aquisição dos equipamentos foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Júlio César, que destinou R$ 99.462,00 para a compra das aeronaves não tripuladas.
Segundo o coronel José Arimatéia Rêgo, comandante-geral dos Bombeiros, os novos recursos elevam significativamente a eficiência operacional do CBMEPI. “Essas viaturas e equipamentos modernos vão impactar diretamente na qualidade do atendimento à população, otimizando o tempo de resposta e a segurança dos nossos agentes. Essa é mais uma prova do comprometimento do Governo do Estado com a modernização da nossa corporação”, destacou o oficial.
Com essa entrega, o Governo do Piauí reforça seu compromisso com a segurança pública e consolida mais um passo no processo de modernização das forças de salvamento no estado.
Comentários: