A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, na tarde deste domingo (03), o balanço da Operação Hircus 2024, realizada entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro.
A operação, focada no combate a fraudes veiculares, teve duração de cinco dias e ocorreu em diversas cidades do interior do Piauí, como Cocal, Luzilândia, União, Teresina, José de Freitas, Matias Olímpio, São João da Serra, Beneditinos e Alto Longá, além de Araioses, no Maranhão.
Nesta 7ª edição, a Operação Hircus contou com a integração de forças de segurança pública, envolvendo 30 policiais da Polícia Civil do Piauí e do Maranhão, além de delegados, escrivães e peritos, e cerca de 30 agentes da Guarda Municipal de José de Freitas, Luzilândia e Teresina, somando 56 Policiais Rodoviários Federais. O resultado foi a apreensão de 163 veículos roubados, furtados ou adulterados.
Esse número reflete um grande esforço no combate à criminalidade relacionada a roubo e furto de veículos, especialmente os da categoria popular. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2023, foram registrados 6.203 veículos roubados ou furtados no Piauí, o que corresponde a uma taxa de 429,7 por cada 100.000 veículos – uma das mais altas do país.
Essas ações de combate às fraudes veiculares são fundamentais para intensificar o enfrentamento ao crime, especialmente no que diz respeito a veículos furtados, roubados ou com indícios de adulteração. Elas demonstram o empenho das forças de segurança pública do Estado e possibilitam a recuperação e devolução de um número considerável de veículos a seus legítimos proprietários.
Como medida preventiva na compra de veículos usados, recomenda-se buscar informações sobre a origem do veículo, verificar a idoneidade do vendedor e, se possível, realizar uma vistoria no veículo antes da compra. Isso ajuda a evitar a aquisição de veículos com procedência comprometida, considerando que uma parte dos veículos recuperados era adquirida por compradores de boa-fé.
Comentários: