O Projeto de Recuperação de Celulares do Estado do Piauí, pioneiro no Brasil, será ampliado a nível nacional nesta quinta-feira (1°), com a assinatura do acordo de adesão de 11 estados ao Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel). A cerimônia ocorrerá às 9h na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília.
O programa, que já recuperou mais de 7 mil aparelhos em um ano e meio, consolidou o Piauí como líder no combate ao roubo e furto de celulares. Segundo o delegado Matheus Zannata, superintendente de Operações Integradas da Secretaria da Segurança do Piauí (SSP), além dos mais de 7 mil aparelhos apreendidos e 5 mil recuperados, o estado registrou uma redução de 42% nos roubos de celulares nos primeiros cinco meses deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Além disso, houve um aumento de quase 200% na retenção de celulares.
O MJSP selecionou os 11 estados com base na utilização do Procedimento Policial Eletrônico (PPE) da Plataforma Sinesp, o que facilita a integração dos dados na implementação do novo protocolo.
Além do Piauí, foram convidados para a solenidade os secretários da Segurança Pública dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
O ministério destaca que a experiência bem-sucedida do Piauí na recuperação de celulares será a base para a implementação do protocolo, que incluirá diversas fases investigativas e operacionais para a recuperação de bens subtraídos e a identificação dos receptadores. A iniciativa visa eliminar o ciclo criminoso e promover uma maior sensação de segurança e paz social.
Durante a cerimônia, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também dará início à 2ª edição da Jornada Nacional de Integração de Dados. Esta jornada tem como objetivo realizar viagens estratégicas para identificar as necessidades de integração, negociar a implementação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, Digitais e Drogas (Sinesp), e melhorar a qualidade dos dados enviados pelos entes federados.