A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17/12) a Operação Escudo Eleitoral, com o propósito de investigar a possível interferência de facções criminosas nas Eleições Municipais de 2024. A ação visa apurar a atuação de grupos criminosos e suas conexões com o processo eleitoral em Teresina (PI).
A investigação teve início após a divulgação dos resultados das eleições, quando surgiram indícios de um possível envolvimento de um candidato eleito para o cargo de vereador na capital piauiense com uma facção criminosa de grande atuação na região.
Dada a gravidade das suspeitas, e com a colaboração do 1º Juízo de Garantias do Núcleo I da Justiça Eleitoral no Piauí, a Polícia Federal cumpre, neste momento, quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, na cidade de Teresina.
O foco da apuração é o possível financiamento de campanhas eleitorais com recursos oriundos de organizações criminosas, configurando um esquema de lavagem de dinheiro. Tais práticas, além de ilegais, colocam em risco a integridade do processo democrático. Os materiais apreendidos durante a operação serão minuciosamente analisados e poderão fornecer novas evidências que vão embasar a continuidade da investigação, que segue em sigilo judicial.
Investigados
A vereadora eleita pelo PSB em Teresina, Tatiana Medeiros, é uma das investigadas. A Polícia Federal realizou buscas na instituição "Vamos Juntos", organização fundada pela própria Tatiana, localizada na zona norte da cidade, especificamente na Avenida Boa Esperança. A entidade está sob investigação devido ao possível vínculo com a candidata e as suspeitas de envolvimento com práticas ilícitas.
Comentários: