A cidade de Piripiri, no Piauí, está promovendo uma ação de grande impacto ambiental: a distribuição gratuita de mudas de árvores durante a Semana Municipal do Meio Ambiente 2025. Organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), a atividade teve seu ponto alto nesta terça-feira (10), com a entrega de duas mil mudas no prédio da própria secretaria.
As espécies disponibilizadas incluem manga, caju, jaca, tamarindo, abacate, chichá, ipê e oiti — árvores frutíferas e nativas que ajudam a reforçar a arborização urbana, melhorar a qualidade do ar e estimular a produção de alimentos sustentáveis.

“A ideia é incentivar a população a plantar e colher os frutos desse cuidado com a natureza. Além de sombra, teremos mais qualidade de vida”, afirmou o secretário municipal do Meio Ambiente, Sonny Anderson.
A ação segue até sexta-feira, dia 13 de junho, e já conquistou elogios dos moradores. João Vítor, servidor público, destacou a relevância da iniciativa: “As queimadas destroem nosso meio ambiente. Plantar é necessário para reduzir a emissão de gases poluentes”, declarou.
O movimento ambiental reuniu cidadãos de diferentes perfis, como o professor e policial civil Marcos Barroso, que agradeceu à prefeita Jôve Oliveira Monteiro pelo apoio ao projeto: “É uma ação que precisa continuar. Estão de parabéns!”.
A moradora Alice Pereira aprovou o atendimento e a gratuidade das mudas. “Peguei três mudas de manga. Antes precisávamos comprar, agora é acessível para todos”, disse. O mototaxista Abdias Marques também participou com entusiasmo: “É tempo de cuidar do planeta. No verão, isso se torna ainda mais essencial”.
A distribuição de mudas reforça o compromisso de Piripiri com a sustentabilidade, sendo um exemplo de como ações simples podem transformar realidades locais e contribuir com o meio ambiente global.

Comentários: