A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAM), promoveu na última segunda-feira (26), uma caminhada de conscientização contra a dengue no centro da cidade. A mobilização, coordenada pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) 18, teve como objetivo alertar a população sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti e reforçar ações preventivas em toda a área urbana.
“Combater a dengue é uma responsabilidade coletiva. Essa caminhada é mais uma forma de chamar a atenção da comunidade, principalmente nas áreas de maior circulação”, explicou Gildelson Maciel, responsável pelo Setor de Vigilância e Saúde Ambiental da SESAM. Segundo ele, agentes de saúde também intensificaram visitas domiciliares e o monitoramento de possíveis focos do mosquito transmissor.

Cleide Aires, coordenadora da UBSF 18, destacou a importância da mobilização contínua. “A prevenção ainda é a melhor estratégia contra a dengue. A colaboração da população é essencial para eliminar criadouros e reduzir os casos da doença”, afirmou.
Durante a ação, moradores manifestaram apoio à campanha. O aposentado Raimundo Nonato de Andrade parabenizou a iniciativa. “Já tive dengue e sei como é debilitante. Precisamos ficar atentos e participar”, disse. O estudante James Souza também aprovou a atividade. “Achei criativa e informativa. Foi uma maneira eficaz de nos lembrar dos cuidados diários”, completou.
A dengue, causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, é comum em regiões tropicais e representa um desafio para a saúde pública, principalmente durante o período chuvoso. Eliminar recipientes com água parada, manter caixas d’água tampadas e permitir o acesso dos agentes de saúde são medidas essenciais para impedir a proliferação do vetor.

Comentários: