A Prefeitura Municipal de Piripiri enviou, no dia 4 de dezembro, uma delegação composta por representantes da Secretaria de Saúde (SESAM) e da Secretaria de Educação (SEDUC) para a Fiocruz Brasília, com o propósito de discutir a pesquisa nacional sobre a eficácia da gestão intersetorial no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE).
"Piripiri foi escolhida para representar nossa região, e aproveitamos a oportunidade para mostrar ao Brasil o grande potencial de nosso trabalho na integração entre saúde e educação", declarou Guilherme Lopes, secretário da SESAM.
Nos dias 5 e 6 de dezembro, a comitiva piripiriense participou do Seminário Nacional do PSE, realizado também na capital federal.
"Durante o evento, foi apresentado o Projeto Fortalece PSE, que introduz novas estratégias para incentivar o protagonismo juvenil nas áreas de saúde e educação, aprimorar os indicadores de saúde de crianças e adolescentes e fortalecer ainda mais a integração entre os setores", explicou Manuela Fernandes, coordenadora do PSE em Piripiri.
O Programa Saúde na Escola (PSE), uma política intersetorial que envolve as áreas de Saúde e Educação, foi instituído em 2007 por meio do Decreto Presidencial nº 6.286. O programa visa unir as políticas públicas de saúde e educação para atender crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino, promovendo uma abordagem integral da saúde e educação. A intersetorialidade entre as redes públicas de saúde, educação e outras áreas sociais é fundamental para o sucesso do PSE, garantindo não apenas a oferta de serviços de saúde e educação em um único território, mas também a sustentabilidade das ações por meio da criação de redes de corresponsabilidade.
Comentários: