A Prefeitura Municipal de Piripiri, através da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Turismo (SEJUCE), realizou nesta quinta-feira (31) a análise e escolha dos projetos concorrentes na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Instituída pela Lei nº 14.399/2022, a PNAB tem como objetivo fortalecer o sistema federativo de financiamento à cultura e promover a diversidade cultural no Brasil.
A PNAB visa premiar e selecionar projetos culturais que contribuam para o desenvolvimento artístico e cultural de Piripiri. Participam do processo agentes culturais do município, incluindo artistas, músicos, escritores e dançarinos. Os projetos selecionados dividirão um montante total de R$ 470.540,13. Os valores individuais variam conforme a categoria, abrangendo teatro, dança, produção literária, oficinas de música e outras manifestações culturais, sendo os recursos repassados diretamente aos contemplados.
A análise dos projetos ocorreu no Memorial Expedito Resende, com um júri composto por Danilo Oliveira (secretário de Planejamento), Luciano Klaus (fotógrafo e documentarista) e Margareth Leite (fotógrafa e representante do Comitê Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Lei Paulo Gustavo no Piauí).
“Estamos analisando os projetos ao longo do dia para fazer a seleção. Foram editais destinados a beneficiar diversas áreas culturais, com muita democracia. Somente este ano, nossa cidade já recebeu cerca de um milhão de reais, entre recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc. Nossos fazedores de cultura merecem”, afirmou Marcos Matos, superintendente de Cultura da SEJUCE.
Danilo Oliveira, secretário de Planejamento, também destacou o momento: “Estamos preparados para essa análise. São muitos projetos, participei dessa construção, e estou muito feliz por fazer parte deste júri técnico.”
Luciano Klaus, fotógrafo e documentarista, acrescentou: “É uma oportunidade única ter uma lei como essa, com um investimento significativo para apoiar a cultura. Piripiri é um grande berço cultural, e a PNAB é um excelente incentivo. Estamos ansiosos para ver esses projetos.”
Margareth Leite, representante do Comitê da Lei Paulo Gustavo, finalizou: “É um momento único que estamos vivendo. Hoje, vamos ver os artistas sendo recompensados com um recurso que chegará até eles sem burocracia. É uma ótima oportunidade para os fazedores de cultura realizarem seus projetos", finalizou.
Comentários: