Aguarde, carregando...

Domingo, 09 de Agosto 2026
MENU
Notícias / Geral

Quitanda da Agricultura Familiar impulsiona vendas no Festival dos Cocais em São João do Arraial

Evento cultural valoriza produtos sustentáveis e reforça renda rural com feira mensal de agricultores no Piauí

Quitanda da Agricultura Familiar impulsiona vendas no Festival dos Cocais em São João do Arraial
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A primeira edição da Quitanda da Agricultura Familiar em São João do Arraial foi um verdadeiro sucesso de público e vendas durante o XX Festival Cultural dos Cocais, realizado entre os dias 4 e 6 deste mês. A feira reuniu produtos agroecológicos e artesanais de agricultores familiares dos territórios Cocais e Entre Rios, promovendo sustentabilidade, geração de renda e valorização da cultura local.

Com o tema voltado à agricultura familiar, a edição 2025 do tradicional festival marcou o lançamento oficial da Quitanda no município, iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF), que agora será realizada mensalmente em São João do Arraial. A secretária Rejane Tavares destacou o impacto positivo da ação para os pequenos produtores: “O festival foi um marco. Tivemos três dias de festa, comercialização de produtos locais e intercâmbio entre os agricultores. Um sucesso que fortalece a economia e a cultura rural.”

Publicidade

Leia Também:

Entre os expositores, a agricultora Vanda Lima, vinda de Teresina, comemorou os resultados: “Trouxe o chá gelado, que foi um sucesso. A estrutura, o acolhimento e o público superaram minhas expectativas. Foi uma experiência incrível.”

Já para Dinalva Chaves, do território Entre Rios, o evento representou sua estreia em feiras fora da região de origem. “Levei linguiça caseira e capote. Foi uma oportunidade única, e a SAF deu todo suporte necessário. Estou motivada a continuar participando de outras feiras.”

A Quitanda da Agricultura Familiar é uma estratégia de comercialização direta que aproxima produtores e consumidores, promovendo produtos frescos, saudáveis e de origem local. Em Teresina, o projeto já acontece em pontos fixos como a Feirinha Verde da UFPI, a feira da UESPI às terças, no Parque Zoobotânico aos domingos, além de ações itinerantes em condomínios e instituições.

Com a adesão de São João do Arraial, o projeto se consolida como ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar e do consumo consciente no Piauí.

Fonte/Créditos: Redação do Portal Sem Fronteiras, com informações de CCOM/PI

Créditos (Imagem de capa): CCOM/PI

Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Portal Sem Fronteiras
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR