A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está mobilizando os 224 municípios do Piauí para participarem da campanha Semana Saúde na Escola, que este ano traz como tema "Vacinação nas Escolas – Ciência e Defesa da Vida".
A iniciativa tem como objetivo imunizar 712,2 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com idade inferior a 15 anos, em 3.357 escolas públicas do estado.
"Contamos com o apoio de todos os municípios para fortalecer essa grande mobilização e ensinar desde cedo às crianças a importância da imunização. O envolvimento de todos é essencial para que possamos continuar sendo referência em vacinação", ressalta Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.
Entre as instituições participantes, destaca-se a Escola Municipal Modestina Monte, localizada na cidade de Altos, que realizará uma mobilização em parceria com a Sesapi nesta quarta-feira (16), a partir das 14h.
"Durante a ação, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Altos, junto à Sesapi, farão uma busca ativa nas cadernetas de vacinação dos alunos, imunizando aqueles que estiverem com doses em atraso, mediante consentimento dos pais ou responsáveis. Também serão oferecidas orientações sobre a importância da imunização", explica Márcia Silva, coordenadora do Programa Saúde na Escola da Sesapi.
A Semana Saúde na Escola acontece de 14 a 25 de abril, com a meta de vacinar 90% dos estudantes menores de 15 anos. De acordo com a faixa etária, serão administradas doses das vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV.
"A partir deste ano, a vacinação escolar será reconhecida como uma estratégia específica de imunização. As doses aplicadas nas escolas ou por encaminhamento escolar devem ser registradas sob a opção ‘Vacinação Escolar’. Esse padrão de registro permitirá um monitoramento mais preciso dos impactos da iniciativa", reforça Leila Santos.