A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, na sexta-feira (1º), a primeira retirada de múltiplos órgãos no interior do Piauí, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba. Foram captados fígado, rins e córneas de um paciente de 28 anos que sofreu morte encefálica após um acidente de moto.
A doação, autorizada pela família, contou com o transporte aéreo dos órgãos para Teresina, realizado pela Polícia Militar e a PRF. Lourdes Veras, coordenadora da Central Estadual de Transplantes, destacou a eficiência da operação, que garantiu a chegada dos órgãos a tempo para os transplantes.
O secretário de Saúde, Antonio Luiz, e o superintendente Dirceu Campêlo ressaltaram a importância do evento para a ampliação da doação de órgãos no estado. Em 2024, o Piauí registrou um recorde de 38 captações de múltiplos órgãos e 123 transplantes de córneas realizados até outubro.
Carlos Teixeira, diretor técnico do Heda, celebrou a união de esforços em prol da doação de órgãos, marcando um avanço significativo na saúde pública do estado.
Comentários: