Portal Sem Fronteiras - Informações o tempo todo.

Terça-feira, 10 de Marco de 2026
governo do piauí
governo do piauí

Da Redação

Academia Piauiense de Cultura empossa novos membros e destaca nomes de Piripiri

Simplício Mário e Diego Renê representam Piripiri entre os novos membros da Academia Piauiense de Cultura.

Portal Sem Fronteiras
Por Portal Sem Fronteiras
Academia Piauiense de Cultura empossa novos membros e destaca nomes de Piripiri
Hélcio Ferreira
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

A Academia Piauiense de Cultura (APC) realizou, nesta quinta-feira (26), a solenidade de posse de seus novos membros, em cerimônia no Teatro 4 de Setembro, em Teresina. Conduzido pelo professor Manoel Domingos, presidente da entidade, o evento reuniu autoridades, intelectuais e representantes da cultura piauiense.

Entre os empossados, dois nomes de Piripiri tiveram destaque especial: o agitador cultural, bancário aposentado e ex-deputado federal Simplício Mário, e o professor e escritor Diego Renê. Ambos passam a integrar o quadro da APC, reforçando a representatividade da cidade no cenário cultural do estado.

A programação contou com apresentações artísticas, incluindo espetáculo de balé, da academia Mariana Alves; performance do músico Roraima e participação do artista João Cláudio Moreno, que entoou o hino do Piauí.

Leia Também:

O secretário da entidade, Roberto Cajubá, fez a leitura da ata e deu as boas-vindas aos novos integrantes. O professor Felipe Mendes, membro da Academia, também saudou os recém-empossados. Em nome dos novos acadêmicos, a professora Jacqueline Dourado destacou que a cultura não se restringe ao academicismo e ressaltou a responsabilidade de ocupar uma cadeira na instituição, que tem como patronesse Niède Guidon.

A cerimônia contou ainda com a presença da reitora da UFPI, Nadir Nogueira, que enfatizou a importância da cultura para o povo e valorizou o trabalho dos empossados. O secretário de Estado da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, reforçou a relevância da cultura e destacou as ações desenvolvidas pelo governo estadual.

O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, também participou da solenidade, sublinhando a integração entre fé e cultura.

Encerrando os pronunciamentos, o presidente da APC, professor Manoel Domingos, lembrou a missão da Academia em preservar nomes que marcaram a história cultural do estado, como Niède Guidon, Maria da Inglaterra e Nêgo Bispo, entre outros.

A posse dos novos membros reafirma o papel da Academia Piauiense de Cultura como espaço de valorização da memória, da arte e da intelectualidade do Piauí, ampliando sua representatividade e compromisso com a preservação da identidade cultural do estado.

FONTE/CRÉDITOS: Hélcio Ferreira
Comentários:
Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais
 SECOM - SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DO ESTAD
 SECOM - SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DO ESTAD

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )