Morreu neste sábado (16), aos 69 anos, em Teresina, a professora piripiriense Edite Maria de Morais Malaquias, que contribuiu de forma significativa para a formação de centenas de jornalistas piauienses. Ela lutava contra um câncer há muitos anos, mas o falecimento foi causado por um infarto.
Edite era professora aposentada da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde atuou como coordenadora do Curso de Jornalismo e chefe do Departamento de Comunicação Social. Além disso, também foi docente na Faculdade Santo Agostinho e no curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), no campus Torquato Neto.
Com uma trajetória marcada por sua dedicação, Edite Malaquias foi uma das principais responsáveis pela formação de pelo menos três gerações de jornalistas no Piauí. Sua atuação como professora iniciou na década de 1980, quando passou a trabalhar na UFPI.
A Uespi emitiu uma nota lamentando a perda da professora: "Em nome de toda a comunidade uespiana, especialmente dos docentes e discentes do curso de Jornalismo, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e aos amigos."
A UFPI também se manifestou em nota, lamentando profundamente o falecimento: "Com grande pesar, registramos o falecimento da professora Edite, um marco na história do ensino de Jornalismo no Piauí."
Comentários: