O Botafogo conquistou neste domingo (8) o seu terceiro título do Campeonato Brasileiro ao vencer o São Paulo por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos. Com a vitória, o time alvinegro garantiu o troféu com seis pontos de vantagem sobre o vice-líder Palmeiras. Savarino e Gregore marcaram para o Botafogo, enquanto William Gomes descontou para os paulistas. Mais de 41 mil torcedores celebraram o título da equipe, que não dava margens para surpresas.
O Botafogo entrou em campo com 76 pontos e poderia até empatar para garantir o campeonato. Caso perdesse, o título ainda seria seu, desde que o Palmeiras não vencesse o Fluminense no Allianz Parque – o que, de fato, aconteceu. Contudo, o time de Artur Jorge não quis esperar por resultados paralelos e tratou de resolver a questão em campo.
A equipe se impôs desde o início contra um São Paulo com um time alternativo e abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo. Savarino aproveitou um passe preciso de Igor Jesus para marcar o primeiro gol da partida.
Após o gol, o domínio do Botafogo foi total. O time teve várias oportunidades para ampliar, com Luiz Henrique, Alex Telles e Savarino, mas esbarrou nas finalizações perdidas. Aos 17 minutos do segundo tempo, numa falha da defesa alvinegra, o São Paulo conseguiu empatar com William Gomes.
Com o jogo empatado, o Botafogo não se abateu e, nos acréscimos, aos 46 minutos, Gregore aproveitou uma saída de bola equivocada do São Paulo para fazer o gol da vitória, garantindo o terceiro título brasileiro da história do clube.
Com a conquista de 2024, o Botafogo se iguala a outras duas edições do Campeonato Brasileiro – 1968 e 1995. A campanha deste ano foi marcada pelo equilíbrio, com uma equipe sólida na defesa, forte no meio e eficiente no ataque, sob a condução do técnico Artur Jorge.
Comentários: