É tempo de alegria. É tempo de Botafogo. O Glorioso é campeão da CONMEBOL Libertadores pela primeira vez. Disputou sua primeira final, venceu o Atlético-MG por 3-1 no estádio do River Plate, no Monumental, e chegou à Glória Eterna.
E se não fosse sofrido, não seria Botafogo. Nos primeiros minutos de partida, Gregore recebeu o cartão vermelho direto por falta dura. Eram dez em campo para o time carioca. Mas mesmo em desvantagem numérica, a equipe de Artur Jorge foi às redes.
Luiz Henrique abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo. Festa do Fogão nas arquibancadas. Alex Telles, de pênalti, ampliou. Parecia que seria tranquilo, mas logo na volta para a etapa final, o Galo diminuiu com Vargas.
A pressão atleticana aumentou. Hulk, Deyverson e o próprio Vargas tiveram chances. Mas quem marcou novamente foi o Botafogo. Júnior Santos entrou e no último lance da partida, tentou duas vezes e mandou para o fundo das redes. O grito de "campeão" ecoou, então, no Monumental. "Olê, olá, a Taça Libertadores, eu vou ganhar". Você ganhou, botafoguense!
Campanha
O Botafogo é o primeiro clube a disputar as fases preliminares e conquistar o título. A equipe começou sua trajetória diante do Aurora, na Segunda Fase. Empatou por 1-1 fora de casa e goleou por 6-0 no Nilton Santos, com quatro gols de Júnior Santos.
O atacante, aliás, é o maior artilheiro da história do clube no torneio, com dez gols. Ele foi também o goleador da atual edição.
Na fase seguinte, o Botafogo passou pelo Red Bull Bragantino, com uma vitória por 2-1 em casa, e um empate por 1-1 em São Paulo. Então chegou ao Grupo D, junto com Junior Barranquilla, LDU e Universitario. Terminou na segunda colocação, com dez pontos somados.
A equipe de Artur Jorge enfrentou uma das eliminatórias mais difíceis possíveis. Passou pelos tricampeões Palmeiras e São Paulo, decidindo os dois jogos fora de casa. Depois, foi a vez de enfrentar o pentacampeão Peñarol, que havia eliminado o Flamengo.
Parecia ser uma missão dura, mas Luiz Henrique, Igor Jesus, Savarino e companhia fizeram tudo parecer fácil: 5 a 0 no Nilton Santos, com direito a olé. Nem a derrota por 3 a 1 no Uruguai, tirou a vaga do Fogão.
No total, em 17 jogos, o Botafogo somou 8 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Anotou 31 gols e sofreu 17.
Com o título do Botafogo, o Brasil chegou a 24 taças de CONMEBOL Libertadores, apenas uma a menos que a Argentina. São 12 clubes brasileiros que já foram campeões: Botafogo, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Corinthians, Vasco e Fluminense.
Comentários: