Em uma noite marcada pelo reconhecimento a trajetórias que contribuíram para a história e o desenvolvimento de Piripiri, sete personalidades foram agraciadas, nesta quinta-feira (30), com a Comenda Juncal 2026, a mais alta honraria concedida pelo Poder Executivo Municipal. A solenidade foi realizada no Espaço Papillon e integrou a programação oficial em comemoração aos 116 anos de emancipação política do município.
Nesta edição, receberam a Comenda Juncal a professora Maria das Graças Silva, o médico Fábio Marcos de Sousa, o deputado federal Flávio Rodrigues Nogueira, a professora Maria do Carmo de Brito Sousa, a professora Margarida Maria Campos de Carvalho e, *in memoriam*, o engenheiro civil Milcíades Freire Lopes.
Durante a solenidade, a prefeita Jôve Oliveira Monteiro destacou o significado da homenagem e a importância de reconhecer, ainda em vida, pessoas que construíram relevantes trajetórias e prestaram importantes serviços à sociedade. “São flores em vida para esses homenageados, por toda a luta e pelas excelentes biografias que construíram. São pessoas que merecem muito essa honraria, e todos nós estamos muito felizes. Também homenageamos a Dra. Maria Helena, que está se aposentando das atividades jurídicas”, afirmou.
Entre os homenageados, o deputado federal Flávio Rodrigues Nogueira ressaltou sua ligação afetiva com Piripiri e agradeceu pelo reconhecimento. “É um sentimento muito bom. Essa comenda representa muito para mim. Tenho amor por esta terra, amizade com a prefeita Jôve, com a cidade de Piripiri e com muitas pessoas que fazem parte dessa bela cidade”, declarou.
A homenagem ao engenheiro civil Milcíades Freire Lopes, concedida *in memoriam*, foi recebida por sua viúva, Maria da Paz Cruz, que falou sobre a emoção de ver a trajetória do marido reconhecida pelo município. “Ele amava essa cidade. Era filho de Pedro II, foi por muitos anos diretor administrativo da Assembleia Legislativa do Estado, trabalhou na Prefeitura de Piripiri, foi secretário da Prefeitura de Teresina, diretor da FM Cidade e estou muito honrada por essa homenagem”, declarou.
A professora Margarida Maria Campos de Carvalho também destacou a emoção de receber a mais alta honraria do município. “Nunca esperei alcançar um título de tamanha grandeza. Essa honraria me emociona muito e vou continuar trabalhando por Piripiri”, afirmou.
A solenidade também foi marcada pela entrega oficial da medalha ao médico Breno Andrade, agraciado com a Comenda Juncal em 2024, que recebeu a honraria durante a cerimônia desta quinta-feira. “É um privilégio receber essa homenagem. Fico muito feliz e grato por esse reconhecimento. Sou nascido e criado aqui e tenho enorme gratidão por esta cidade, onde presto serviços desde o período em que atuei como médico da Atenção Básica. Estar presente neste momento é uma dádiva”, externou.
Também homenageado nesta edição, o médico Fábio Marcos de Sousa ressaltou a responsabilidade que acompanha a honraria e reafirmou seu compromisso com Piripiri e com o fortalecimento da saúde pública. “Recebo este título com muita responsabilidade. Gosto de trabalhar por esta cidade e continuo lutando pelo fortalecimento da saúde pública”, concluiu.
A Comenda Juncal representa o reconhecimento do município a personalidades que, por suas trajetórias, pelos serviços prestados e pelas contribuições à sociedade, deixaram ou continuam deixando sua marca na história de Piripiri.
Fonte/Créditos: Redação - com informações de Secom de Piripiri
Créditos (Imagem de capa): Fotos: Secom de Piripiri

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se