A 4ª edição da Feira da Literatura Piauiense (Felipi) teve início nesta terça-feira (23), reunindo mais de 3 mil estudantes da rede pública estadual no Sesc Cajuína, zona leste de Teresina. O evento, que segue até sexta-feira (26), celebra a produção literária local com uma programação diversificada e gratuita.
Para incentivar o acesso à leitura, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) distribuiu 3.334 cheques-livros no valor de R$ 30 para alunos da rede estadual. A iniciativa visa democratizar o acesso às obras literárias e estimular o protagonismo estudantil.
“Estou muito grata à Seduc por essa experiência na Felipi, especialmente pelos cheques-livros. Isso nos aproxima da nossa literatura”, afirmou Flávia Mariele da Silva Barbosa, estudante do Ceti Estado de São Paulo.
Durante os quatro dias de evento, os estudantes participam de oficinas, lançamentos de livros, espetáculos teatrais, shows musicais e atividades lúdicas. Um dos destaques é a Imersão Simbora de Mil no Enem, voltada à preparação para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio, com a participação de 400 alunos de 11 escolas.

Nesta quarta-feira (24), alunos também lançam projetos literários sob a coordenação do professor Jucelino Aquino. O estande da Seduc oferece ainda quizzes virtuais e outras dinâmicas interativas.
“Reafirmamos nosso compromisso com o protagonismo estudantil e o fortalecimento da cultura de leitura no estado”, destacou o secretário de Educação, Washington Bandeira.
A Felipi 2025 homenageia dois ícones da literatura piauiense: o sociólogo, jornalista e poeta Clóvis Moura (in memoriam) e a escritora contemporânea Sérgia Alves. A feira também contempla estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com visitações noturnas que ampliam o acesso à programação.
Com o tema “Ler é descortinar infinitos horizontes”, a Felipi se consolida como um dos principais eventos culturais do estado, promovendo o encontro entre leitores, escritores e educadores em um espaço de valorização da identidade literária piauiense
Comentários: