O Governo do Piauí anunciou o lançamento do Pacto pela Economia, uma ação estratégica coordenada pelo Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial (CIET), com o objetivo de fortalecer a economia e a produção dos municípios piauienses. O evento oficial está marcado para a próxima segunda-feira, dia 6 de abril, no Palácio de Karnak, a partir das 11h.
A iniciativa busca consolidar cadeias produtivas locais, aumentar a geração de renda e fomentar o trabalho em parceria entre o governo estadual, prefeituras, setor produtivo e instituições parceiras. Nesta primeira fase, 12 municípios serão beneficiados com ações específicas para estimular o desenvolvimento econômico regional.
Antes do lançamento, equipes técnicas realizaram visitas às cidades participantes para levantar dados e identificar as principais demandas locais. Um dos diferenciais do projeto é a criação de um sistema de cadastramento digital de produtores e agricultores, que facilitará a organização e o acesso às informações municipais.
Além disso, foram promovidos processos de escuta ativa com representantes das comunidades, lideranças locais e segmentos produtivos, resultando em debates e oficinas que contribuíram para a elaboração de um documento com diagnósticos e estratégias personalizadas para cada município.
Espera-se que o Pacto pela Economia proporcione um planejamento integrado e eficiente, alinhado às necessidades reais da população, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização das cadeias produtivas no estado do Piauí.