Portal Sem Fronteiras - Informações o tempo todo.

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025
Governo do Piauí - Coordenadoria de Comunicação Social - CCOM
Governo do Piauí - Coordenadoria de Comunicação Social - CCOM

Policial

Operação "Falsas Aparências" desmantela nova fraude no INSS no Piauí

Suspeitos desviaram R$ 3 milhões utilizando documentos falsificados para obter benefícios previdenciários

Portal Sem Fronteiras
Por Portal Sem Fronteiras
Operação
Imagens da Polícia Federal
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19), uma operação contra um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no estado do Piauí. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Parnaíba e Cocal, localizadas na região Norte do estado. O grupo investigado é acusado de desviar cerca de R$ 3 milhões da instituição por meio de documentos falsificados.

Imagens da Polícia Federal

Batizada de "Falsas Aparências", a operação tem como foco a atuação de fraudadores que usavam papéis falsos para solicitar benefícios previdenciários. Um dos membros do grupo, inclusive, fingia exercer profissões de alto padrão como forma de justificar o luxo visível nas redes sociais.

A investigação revelou que o grupo recrutava pessoas para solicitarem benefícios, manipulando documentos e, em alguns casos, as próprias vítimas tinham conhecimento de que estavam sendo envolvidas no esquema. Além disso, foram identificados advogados que atuaram na formulação dos pedidos fraudulentos. A Polícia Federal também investiga a participação de profissionais de saúde que emitiram atestados falsos para sustentar os pedidos.

Leia Também:

Imagens da Polícia Federal

Até o momento, mais de 100 benefícios fraudulentos foram identificados, e a operação segue apurando a responsabilidade dos advogados e médicos envolvidos. Caso comprovada a fraude, os suspeitos poderão responder por crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

A ação é coordenada pela Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista, composta pela Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, que atuam juntos no combate aos crimes contra os sistemas previdenciário e trabalhista.

FONTE/CRÉDITOS: Redação do Portal Sem Fronteiras
Comentários:
Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais
Governo do Piauí - Coordenadoria de Comunicação (CCOM).
Governo do Piauí - Coordenadoria de Comunicação (CCOM).

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )