De acordo com informações divulgadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM), 20 municípios do Piauí foram contemplados com quase R$ 3 milhões provenientes da compensação financeira pela exploração mineral, conhecida como CFEM. Dentre esses municípios, Piripiri se destaca como o maior beneficiado, com um repasse de R$ 2,5 milhões. A cidade, que vem se tornando um importante polo de extração mineral no norte do estado, recebe o maior montante devido ao volume significativo de atividades mineradoras na região.
Os valores distribuídos representam 15% do total arrecadado entre os meses de maio e novembro deste ano. Ao todo, 1.471 municípios brasileiros receberam parte desses recursos, que são direcionados para áreas impactadas pela atividade minerária. A compensação financeira tem o intuito de promover uma compensação pelas mudanças ambientais e sociais causadas pela exploração de minerais, além de apoiar o desenvolvimento local.
Os repasses da CFEM, calculados com base no volume de minério extraído, têm sido uma importante fonte de investimento para diversas cidades, auxiliando em melhorias na infraestrutura, saúde, educação e outros setores essenciais. Piripiri, como líder nesse cenário, certamente verá um impacto significativo na qualidade de vida da sua população com esses novos recursos.
Comentários: