Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 04 de Junho 2026
Policial

Polícia Civil do Piauí investiga fraude milionária na exclusão de multas de trânsito

Servidores e terceirizados da STRANS são alvos de investigação; mais de 2 mil multas foram apagadas irregularmente, causando prejuízo de meio milhão de reais aos cofres públicos.

Portal Sem Fronteiras
Por Portal Sem Fronteiras
Polícia Civil do Piauí investiga fraude milionária na exclusão de multas de trânsito
Secretaria de Segurança
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Combate à Corrupção (DECCOR), deflagrou nesta quarta-feira (23) a Operação Reset, voltada para desmantelar um esquema de fraude digital na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), em Teresina. A investigação apura a remoção irregular de multas de trânsito, supostamente realizada por servidores públicos e terceirizados, que teriam beneficiado motoristas infratores e gerado prejuízos superiores a R$ 503 mil aos cofres da capital piauiense.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça com base em indícios concretos da manipulação indevida do sistema de registros de infrações.

Segundo apuração da DECCOR, entre fevereiro e junho de 2024, foram apagadas ilegalmente 2.215 multas de trânsito, o que também acarretou a eliminação de 12.393 pontos nas carteiras de habilitação dos condutores envolvidos.

Leia Também:

O delegado Ferdinando Martins, que coordena a DECCOR, confirmou que os responsáveis pela fraude já foram identificados e que o grupo investigado é composto tanto por funcionários efetivos quanto por colaboradores terceirizados da STRANS. A continuidade das investigações busca agora esclarecer se houve envolvimento de autoridades superiores e até mesmo ordens com motivações políticas.

“Estamos aprofundando os levantamentos para identificar todos os envolvidos. Se for comprovada a participação de superiores hierárquicos ou de interesses políticos por trás dessa operação ilegal, novas medidas serão tomadas”, afirmou o delegado.

Os suspeitos poderão responder por crimes como inserção ou exclusão indevida de dados em sistema de administração pública, com penas que podem chegar a 12 anos de reclusão, além de associação criminosa e outras infrações correlatas.

A Operação Reset é fruto de uma força-tarefa entre o DECCOR, a Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP) e a Seccional 2 – Divisão 2, e representa mais uma ofensiva da Polícia Civil do Piauí no combate à corrupção no serviço público municipal.

FONTE/CRÉDITOS: Redação do Portal Sem Fronteiras - Com informações da SSP/PI
Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Portal Sem Fronteiras
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR