Aguarde, carregando...

Terça-feira, 29 de Setembro 2026
MENU
Notícias / Notícias de Piripiri e região

Projeto de extensão da UFPI visita comunidades indígenas em Piripiri para produção de documentário

Gravações em Piripiri visam explorar saberes tradicionais e promover o diálogo entre academia e comunidades

Projeto de extensão da UFPI visita comunidades indígenas em Piripiri para produção de documentário
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nos dias 30 e 31 de agosto, alunos do projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI) "Saberes e Fazeres Afro-Indígenas do Piauí", acompanhados por lideranças de diversas comunidades e instituições do estado, visitaram o município de Piripiri. O objetivo da visita foi dar continuidade às gravações de um documentário sobre a trajetória dos Pajés e Majés na região, com foco nas práticas de cura indígenas. O documentário está sendo dirigido por Agostinho Coe, coordenador do projeto e professor do Departamento de História da UFPI, em colaboração com o documentarista e historiador Ricardo Pereira, técnico do IPHAN.

Esta atividade faz parte de um planejamento anual que visa promover o diálogo entre o conhecimento acadêmico e as experiências das comunidades tradicionais indígenas e quilombolas do Piauí.

Segundo o professor Agostinho Coe, a iniciativa tem como objetivo enriquecer o conhecimento acadêmico com as vivências dessas comunidades, ampliando os horizontes além dos saberes institucionalizados. “O projeto recebeu o apoio e acolhimento de importantes lideranças locais, como os caciques José Guilherme e Marcos, Rodolfo (Tabajara Ypy), Pajé Vitor, Pajé Chicão e Mãe/Majé Djenane, juntamente com seu esposo, Pai Maurício”, destacou Coe.

Publicidade

Leia Também:

Durante a visita, também se destacou a presença de Mãe Izabel, liderança espiritual e política do Bairro Mafuá, e Mãe Maria Lúcia, da Comunidade da Boa Esperança. Participaram ainda o antropólogo Áureo João, técnico do INCRA e coordenador do Observatório Quilombos (PI), o produtor cultural e documentarista Ricardo Sabóia, além dos professores João Soares da Silva Filho, do Departamento de Economia da UFPI, e Mairton Celestino da Silva, do Curso de História da UFPI.

Projeto de Extensão realiza gravação de documentário sobre comunidades indígenas em Piripiri (PI)
Projeto de Extensão realiza gravação de documentário sobre comunidades indígenas em Piripiri (PI)

 

Fonte/Créditos: Assessoria UFPI/Edição: Portal Sem Fronteiras

Créditos (Imagem de capa): Divulgação

Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Portal Sem Fronteiras
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR