A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está fiscalizando a remoção de cerca de 200 toneladas de solo contaminado por resíduos de óleo, após o tombamento de uma carreta na BR-343, em Piripiri, ocorrido na última quarta-feira (02).
Renato Nogueira, auditor fiscal ambiental e especialista em acidentes com produtos químicos perigosos e contaminação do solo da Semarh, esteve no local para avaliar os danos causados pela carga derramada. Ele explicou que o solo foi diretamente afetado, com uma estimativa de contaminação de 150 a 200 toneladas de terra, que estão sendo retiradas e destinadas de maneira ambientalmente correta. "Quando o trabalho for concluído, retornaremos ao local para uma nova vistoria", afirmou Nogueira.
O processo de remoção do solo e a reconformação do terreno só começaram após a transferência do óleo restante para outro tanque e a retirada do caminhão da área. Durante a inspeção, a equipe também verificou que, embora haja um curso d’água a cerca de 500 metros do acidente, não há sinais de risco de contaminação até o momento. O óleo derramado foi confinado e não possui alta capacidade de penetração no solo, o que deve facilitar o processo de limpeza e minimização dos impactos ambientais.
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