Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 04 de Junho 2026
Geral

STF confirma vaga da advocacia no TJPI e muda regra sobre vagas ímpares no quinto constitucional

Com a decisão, o STF alterou o entendimento anterior que impunha a regra automática de alternância entre as classes da OAB e do Ministério Público

Portal Sem Fronteiras
Por Portal Sem Fronteiras
STF confirma vaga da advocacia no TJPI e muda regra sobre vagas ímpares no quinto constitucional
Presidente Raimundo Júnior - Assessoria de Comunicação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a indicação da advocacia para uma vaga no Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e estabeleceu uma nova tese sobre o preenchimento de vagas ímpares no quinto constitucional. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7667 foi julgada por ampla maioria, com placar de 8 votos a 3, e passa a ter efeito vinculante e alcance nacional.

Com a decisão, o STF mudou o entendimento anterior que determinava a alternância automática entre as classes da OAB e do Ministério Público nas vagas criadas. A Corte entendeu que, nas vagas ímpares recém-criadas, os tribunais têm autonomia para definir qual das classes ocupará o assento, sendo obrigatória a paridade apenas nas vagas pares.

A decisão representa uma mudança jurisprudencial importante e foi resultado da atuação estratégica da OAB Piauí, liderada pelo presidente Raimundo Júnior, com apoio do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, e do presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais, Marcos Vinícius Furtado Coêlho.

Leia Também:

“Essa decisão representa não apenas uma conquista para a advocacia piauiense, mas também uma mudança paradigmática no cenário jurídico nacional”, afirmou Raimundo Júnior.
“Foi um trabalho feito com dedicação total: entrega de memoriais, despachos, articulações e acompanhamento constante do processo.”

O presidente da OAB Piauí destacou ainda que a decisão reforça o papel institucional da advocacia na composição dos tribunais e assegura maior equilíbrio e autonomia no sistema do quinto constitucional.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria de Comunicação
Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Portal Sem Fronteiras
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR