A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vive um momento de expansão e modernização. Nesta segunda-feira (23), o governador Rafael Fonteles inaugurou a nova sede da Faculdade de Direito (Fadir) e o prédio da Biblioteca Central, ambos no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.
Com investimento de R$ 3,8 milhões, o novo bloco da Fadir conta com 10 salas de aula, espaços administrativos e infraestrutura completa, incluindo elevador. O curso de Direito da Uespi é reconhecido nacionalmente, ostentando todos os selos “OAB Recomenda” e nota máxima no Enade.

A Biblioteca Central recebeu aporte de R$ 1,5 milhão e foi construída em dois andares. O térreo abriga recepção e acervo com 14 mil títulos e 28 mil exemplares, enquanto o segundo piso concentra área administrativa, sala de reuniões e espaços de estudo, incluindo uma sala individual em homenagem ao professor Elio Ferreira.
Durante a solenidade, Rafael Fonteles destacou que os investimentos na Uespi já ultrapassam R$ 125 milhões em diversos campi. O reitor Paulo Henrique Pinheiro ressaltou que as melhorias também chegam ao interior, com reformas e ampliações em unidades de Corrente, Uruçuí, Bom Jesus, Floriano, Oeiras, Picos, Campo Maior, Piripiri e Parnaíba.
Além das entregas, o governador anunciou novos investimentos que somam R$ 17,9 milhões, incluindo:
-
Construção do primeiro Restaurante Universitário (RU), com R$ 2,1 milhões;
-
Obra do Auditório Central do campus Torquato Neto, avaliada em R$ 8 milhões;
-
R$ 3,2 milhões para o Programa de Gestão de Encargos e Oferta, abrangendo todos os campi;
-
Ampliação do Uespi Tech, que passa de R$ 500 mil para R$ 1 milhão;
-
R$ 1,5 milhão para ampliar em 500 o número de bolsas de assistência estudantil;
-
R$ 2,1 milhões para aquisição de computadores destinados a docentes;
-
Convocação de 47 novos professores efetivos aprovados em concurso.
As entregas e anúncios reforçam o compromisso do governo estadual com a valorização da universidade pública e o fortalecimento da infraestrutura acadêmica no Piauí.