Aguarde, carregando...

Sábado, 08 de Agosto 2026
MENU
Colunas / Da Redação

Prefeita Jôve Oliveira Monteiro participa de momento histórico no território indígena Tabajara  

A participação da prefeita reforça o compromisso da gestão municipal com a diversidade

Prefeita Jôve Oliveira Monteiro participa de momento histórico no território indígena Tabajara  
A-
A+
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, esteve presente neste sábado (18) na comunidade Tocaia, território indígena do povo Tabajara, em um ato simbólico e histórico. A programação “Resistência e Conhecimento Tradicional”, realizada em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado neste domingo (19), marcou a inauguração da Casa de Farinha, conquista que fortalece a identidade, a cultura e a autonomia da comunidade.  

O presidente da Associação Indígena Tabajara, Cícero Dias, destacou a relevância da data: “O Dia dos Povos Indígenas é um dia de luta e resistência. Hoje celebramos mais uma conquista com a inauguração da Casa de Farinha, em um território que representa essa trajetória de organização e afirmação dos Tabajaras”.  

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro ressaltou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos povos originários: “Nosso governo tem contribuído para dar visibilidade e fortalecer os povos indígenas. A entrega da Casa de Farinha, viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, representa respeito, reconhecimento e alegria em uma data tão significativa”.  

Representantes da comunidade também celebraram o momento. Maria dos Remédios lembrou a luta pelo território e agradeceu aos que contribuíram para a conquista. Já o cacique Josimar afirmou: “Hoje é um dia de grande satisfação para todos nós. Estamos inaugurando a nossa Casa de Farinha e vivendo um momento muito importante para a nossa comunidade”.  

A participação da prefeita reforça o compromisso da gestão municipal com a diversidade, o respeito aos povos originários e o fortalecimento das tradições e direitos das comunidades indígenas de Piripiri.  

Fonte/Créditos: Redação

Créditos (Imagem de capa): Reprodução

Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Portal Sem Fronteiras
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR