O Piauí foi o estado com o maior percentual de notas 980 ou superiores a 950 na redação do Enem 2024, considerando o número total de participantes, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (13).
A rede pública estadual também obteve um crescimento significativo em relação ao desempenho na prova de redação de 2023, passando de 120 para 188 notas superiores a 950 pontos.
“O resultado reflete o trabalho contínuo das nossas escolas, impulsionado pelas 21 ações do Pré-Enem Seduc e pelo esforço dos professores ao longo do ano. Além disso, o Laboratório de Redação foi fundamental para aprimorar a capacidade de nossos alunos, o que contribuiu para o aumento das notas acima de 950 pontos”, afirmou o secretário de Educação, Washington Bandeira.
Ceti João Henrique: quatro estudantes com 980 pontos
No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique Almeida Sousa, em Teresina, quatro estudantes conseguiram a nota máxima de 980 na redação do Enem. Entre eles, Jorge Luiz da Silva Magalhães se destacou com uma das maiores pontuações do estado. Filho de uma professora e de um profissional da área de logística, Jorge aproveitou as oportunidades oferecidas pela escola para se preparar.
"Fiz muitos simulados e escrevi redações sobre temas variados. Minha preparação foi prática, com o apoio das aulas do Pré-Enem. Minha professora de redação, Iúna Gabriella, foi fundamental nesse processo, muitas vezes ficando até tarde nos ajudando", contou Jorge, que planeja cursar Ciências da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Destaque em Ilha Grande e Piripiri
Em Ilha Grande, no litoral do Piauí, Safira Rodrigues, do Ceti Marocas Lima, também obteve 980 pontos na redação. Ela atribui seu bom desempenho à sua dedicação, ao suporte da família e ao apoio da escola. “O Ceti foi essencial, com simulados, incentivos e revisões. Os professores, especialmente o professor Diego, fizeram toda a diferença”, destacou Safira, que sonha em cursar Direito.
Já em Piripiri, Raislane do Nascimento Soares, do Ceti José Narciso da Rocha Filho, também alcançou a pontuação máxima na redação. Com o sonho de cursar Letras Português, Raislane destacou a importância de sua família em sua trajetória. “Meus pais não têm diploma, mas são meus maiores professores. Eles me ensinaram valores como caráter, moral e persistência, que são fundamentais para o que sou e o que ainda vou conquistar", afirmou emocionada.
Ceti Judith Alves Santana: três alunas com 960 pontos
O CETI Judith Alves Santana, em Piripiri, também se destacou na edição de 2024 do Enem, com três alunas alcançando 960 pontos na redação. As estudantes Mariany Sousa, Letícia Paula e Ana Rafisa figuram entre os grandes destaques da escola, refletindo o empenho e a dedicação no processo de preparação para o exame.
Premiação para os melhores alunos no Enem
O governador Rafael Fonteles anunciou a continuidade da premiação para os 50 estudantes com as melhores notas no Enem entre os alunos da rede estadual de ensino. A premiação, criada no ano passado, oferece uma bolsa equivalente a um salário mínimo como forma de reconhecer o desempenho acadêmico.
"O valor da premiação é um incentivo importante para os estudantes e reflete o compromisso desta gestão com o desempenho deles", destacou o secretário Washington Bandeira. Ele também informou que, em 2025, o Pré-Enem Seduc será ampliado para apoiar ainda mais os alunos na preparação para o exame.
Comentários: