A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesam), realizou nos dias 24 e 25 de setembro a XII Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Inovação e Cuidado: Fortalecendo o SUS para uma Saúde Pública de Qualidade”, o evento aconteceu no Memorial Expedito Rezende e reuniu profissionais da área, gestores, representantes da sociedade civil e autoridades locais.
Na abertura, a prefeita Jôve Oliveira Monteiro ressaltou a relevância da conferência para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS): — Que nós saiamos daqui com a certeza de que o SUS funciona. Com mais investimentos, tudo vai dar certo. Ouvimos muitas pessoas antes de chegar aqui — pacientes, profissionais dos PSFs... Acredito que, nesses dois dias, sairão grandes resultados — afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Guilherme Lopes, destacou que o encontro representa um marco para o planejamento da saúde pública no município: — Este é um plano de trabalho para os próximos quatro anos. Vamos ouvir, debater e discutir esse tema tão importante, que é a saúde com inovação e cuidado — declarou.
Gabriel Mauriz, diretor da Unidade de Saúde Digital da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) e um dos palestrantes do evento, enfatizou o caráter colaborativo da conferência: — Foi um momento de construção e união de forças. Foram debatidas temáticas muito relevantes dentro desse tema tão abrangente, que é a saúde. Tudo foi muito positivo — avaliou.
O técnico em enfermagem William Lopes também comentou sobre a importância do diálogo entre profissionais e gestores: — É um momento em que ficamos lado a lado com os gestores, discutindo e debatendo propostas para melhorar o uso do SUS — disse.
A diversidade de vozes presentes incluiu representantes dos povos indígenas. O cacique Josimar Sampaio, da etnia Tabajara, destacou a relevância do debate sobre saúde indígena: — Foi muito bom. A nossa saúde indígena está acontecendo, e esse tema foi bastante abordado hoje. Uma conferência muito importante — concluiu.
Comentários: