Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Carregando jogos...
Saúde

Hospitais estaduais passam atender exclusivamente pela regulação estadual a partir desta quinta (1º)

consultas, exames e cirurgias eletivas de pacientes em hospitais da rede estadual de saúde passam a ser agendadas exclusivamente pelo Regula Piauí

Portal Sem Fronteiras
Por Portal Sem Fronteiras
Hospitais estaduais passam atender exclusivamente pela regulação estadual a partir desta quinta (1º)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A partir desta quinta-feira, dia 1º de agosto, as consultas, exames e cirurgias eletivas de pacientes em hospitais da rede estadual de saúde passam a ser agendadas exclusivamente pelo Sistema Estadual de Regulação (Regula Piauí). O objetivo é a distribuição de vagas de forma proporcional, garantindo o acesso aos serviços do SUS para todos os piauienses.

O Sistema Estadual de Regulação já estava disponível para todos os municípios do estado desde junho. Com exceção de Teresina, as demais secretarias municipais já migraram para o novo sistema e estão aptas a fazer o agendamento após atendimento na atenção básica.

No caso de Teresina, visando assegurar que nenhum paciente seja prejudicado a partir desta quinta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) dará suporte nos hospitais estaduais que realizam consultas para a Fundação Municipal de Saúde (FMS), como Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospital Infantil Lucídio Portella, Hospital Natan Portella, Hospital do Mocambinho, Hospital Areolino de Abreu e a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Leia Também:

"Quem chegar nesses hospitais com consultas agendadas sem ser pelo Regula Piauí, a partir desta quinta, fará a revalidação no próprio hospital, de forma que ninguém fique sem atendimento. Basta levar o documento que comprova o agendamento. Não será de forma alguma bloqueado o atendimento, apenas a data que foi colocada pela prefeitura pode não ser a mesma no estado", garante o secretário de saúde, Antonio Luiz.

O gestor afirmou que várias reuniões foram realizadas com a FMS sobre o sistema de regulação estadual, no entanto, nenhuma obteve sucesso. "O intuito era fazer uma transição mais confortável. O que podemos informar para a população é o que o único sistema que deverá ser utilizado pelos secretários municipais de saúde é o sistema de regulação estadual, que nós estamos chamando de Regula Piauí", disse, ressaltando que qualquer marcação que Teresina faça não é vista no sistema pelos hospitais estaduais aqui na capital.

"É preciso que a pessoa, que tenha alguma marcação feita pelo município de Teresina, procure o hospital que teve a consulta marcada e lá fazer uma validação de acordo com as vagas disponíveis para Teresina utlizando o critério populacional", reforça o secretário.

Ainda segundo Antonio Luiz, o Regula Piauí distribui de forma mais igualitária as vagas entre os municipios. "Tratamos os municipios por critério populacional, ofertando as vagas que eles têm direito, evitando qualquer ingerência", finaliza.

FONTE/CRÉDITOS: CCOM/PI
Portal Sem Fronteiras

Publicado por:

Portal Sem Fronteiras

O Portal Sem Fronteiras, de Piripiri, Piauí, oferece notícias de qualidade sobre política, cultura, turismo, polícia, cidades, esporte e mais. Também possui um canal no YouTube com vídeos e atualizações locais.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Portal Sem Fronteiras
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR